Expresso Dragão Neon

FONTE: Evento do Facebook

Primeiro larp de 2019, logo no dia 12 de janeiro. A Confraria das Ideias, no mês de comemoração dos seus 20 anos, propôs duas aplicações do larp Expresso Dragão Neon no SESC Vila Marina. Tive a oportunidade de participar da primeira sessão (que contou com um total de 7 participantes + 4 integrantes da Confraria na organização), e perambulei pelo local até o início da segunda sessão (que visivelmente viria a contar com mais participantes, beirando os 20).

A temática cyberpunk coloriu o larp, e já nos primeiros instantes da preparação o que me chamou a atenção era a onipresença de elementos cênicos com LED. A partir disso, como não pensar que nossas projeções para o futuro são interpretações do presente. Expresso Dragão Neon, se pensado pelos adolescentes e/ou jovens adultos de hoje, provavelmente seria Expresso Dragão LED. Mais do que isso, como brinquei com os organizadores, talvez nem mesmo o cyberpunk teria seu espaço se fosse pensado nos anos 2010, trinta anos após sua gestação nos anos 1980. Talvez, se pensado hoje, especificamente no Brasil, talvez o cyberpunk seria cyberfunk. Para além de trocadilhos e digressões, a reflexão mais séria que cabe aqui é o que substitui o binômio high-tech/low-life do cyberpunk se formos pensar em cyberfunk?

Tive a oportunidade de viajar num trem magnético subterrâneo que ia da megalópole Sampacito-Renton para a cidade dormitório Kuia-Bay, dois territórios de b®razima!, a imensa porção de terra na América do Sul controlada pelo consórcio IM@gine!.

Nesse futuro, sobressaem a projeção urbana em escalas colossais, os avanços tecnológicos no campo das TIC, dos transportes, da biotecnologia e da Inteligência Artificial. Sobressai também a onipresença fascistoide do consórcio IM@gine!, controlando o comportamento dos usuários do trem por mensagens ocasionais sobre o que não pode ser feito e qual a punição. Sobressai ainda a irrelevância da divisão da humanidade por gêneros: na linguagem, nos nomes, nas identidades. 

Como a própria mensagem de boas-vindas do larp adverte: Hoje é o futuro!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Currículo Larps

Cegos, Surdos e Mudos

Calendário