A Última Noite

FONTE: Imagem de divulgação utilizada pela Confraria das Ideias.

A Última Noite foi o larp proposto pela Confraria das Ideias no 12º Encontro de RPG do CCJ, evento coordenado pela própria ONG. Na madrugada do dia 23 para o dia 24 de Fevereiro de 2019, tive a oportunidade de participar de uma de suas duas execuções.

"Uma estação antiga encontrada por acaso.
A ilustre rádio Momento estaria ainda funcionando, mesmo após o grande incêndio que a consumiu em 1961?
Uma viagem. No tempo. Para a alma. Com o coração.
Afinal, o show não pode parar!
A Confraria das Ideias apresenta seu novo larp, "A Última Noite", onde pretende levar os participantes a vivenciar uma experiência de emoções intensas, reencontros e nostalgia."


Sob essa proposta, participei de um total de 24 envolvidos (entre os 20 jogadores, nos quais estava inserido, e os 4 anfitriões) na jornada rumo à última noite da rádio Momento. Os jogadores foram divididos em 2 grupos com o mesmo número de personagens: um representava a equipe da rádio Momento, enquanto o outro representava investigadores hodiernos que visitavam as ruínas do prédio incendiado.

É curioso o quanto o larp dialoga com a minha atual fase da pesquisa, onde parte das minhas preocupações se dá pelas diferentes ordens temporais (como apontou o comunicólogo espanhol Vicente Romano). Enquanto os fantasmas da rádio se vêem presos numa circularidade, vivenciando noite após noite a fatídica noite, o tempo seguiu seu caminho. E o larp propõe justamente o choque entre o tempo linear dos personagens atuais e o tempo circular dos personagens de 1961.

Como é de costume, a pesquisa histórica se fez presente na proposta da Confraria. Particularmente, me ative a pensar como uma pessoa de 1961 reagiria as atuais consequências da renúncia de Jânio Quadros e da construção do Muro de Berlim, ambos elementos entregues como parte da composição do cenário.

Além disso, algumas das produções mais recentes da Confraria vêm apresentando um diálogo (maravilhoso, na minha perspectiva) com outras expressões artísticas. Enquanto participante do núcleo que "geriu" a rádio por toda a duração do larp (cerca de 4 horas), pude presenciar os jogadores sendo convidados a utilizar seus próprios talentos: numa excelente mecânica WYSIWYG, a programação da rádio foi coordenada pelos próprios jogadores, cujos personagens ocuparam cargos de locução, atuação em radionovelas, comerciais, seleção de músicas e operação de mesa de som, criação de textos publicitários e narrativos, dentre outras atividades.

Evidencio o importante passo da Confraria no que tange o (sempre nevrálgico) registro de um larp: a transmissão da programação da rádio Momento, criada pelos próprios jogadores, foi divulgada pelo YouTube, ao vivo. A impressão que fiquei disso é que foi uma saída elegante, completamente coerente com o larp, para registrar nossa fugaz arte do encontro. Não por acaso, uma forma de tornar eterna a última noite da finada rádio Momento, pois o show não pode parar...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Currículo Larps

Cegos, Surdos e Mudos

Calendário